sábado, 18 de dezembro de 2010

PRESÉPIO ESPIRITUAL


Reuna alguns presentes para o Divino Menino e Sua Mãe.


Dê esmolas aos pobres e reze uma dezena extra do rosário.– Vinde, Jesus, aceitai as minhas prendas e tomai posse do meu coração.


Em que sentido dar esses “presentes” a Jesus é a mesma coisa que perdê-los?(Não temos mais controle sobre eles?)Em que sentido é diferente? (Jesus os abençoa e os multiplica.)Será que perdemos alguma coisa quando adoramos a Deus ao oferecer-Lhe de “presente”ofertas, louvor ou mesmo a própria vida?
Podemos oferecer presentes a Jesus da mesma forma que os magos o fizeram.Podemos adorá-Lo por meio do que fazemos por outros, por meio do nosso louvor e até mesmo pela maneira de vivermos.Pensem em três presentes que vocês poderiam levar a Jesus se fossem os magos e o fato tivesse ocorrido nos tempos atuais.

Que tal abríssemos o coração a Jesus hoje?Que tal se disséssemos ao Pai: “Senhor, nunca poderei entender porque me amaste ao ponto de entregar a vida de Teu Filho, mas Te agradeço por isso.”Qual o maior presente que você poderia oferecer neste natal?Lembre-se, dar e receber presentes neste dia é assunto da cultura moderna, mas que tal aproveitar a oportunidade para oferecer algo a Deus?O que poderíamos dar-Lhe que O deixasse feliz? Ele mesmo responde: “Dá-Me filho Meu o teu coração.”Este coração humano cheio de complexos, traumas e sentimentos egoístas!Quem poderia se interessar por um presente como este?

Mas Jesus repete: “Dá-Me filho Meu o teu coração”, porque Ele sabe que se o nosso coração for dEle, também o corpo e a vida o serão.

Aí onde você está, abra seu coração a Jesus. Aí onde você se encontra, dê a Ele a oportunidade de fazer por você o que você não tem forças para fazer. Não saia desta oração sem ter a certeza de que seu coração é de Jesus. Acredite nisto e parta para ação.Você gostaria de se levantar e oferecer a Jesus o seu presente de amor? Entregue sua vida á Jesus. Nunca é demais pensar e refletir sobre o Senhorio de Jesus.

A Ele toda a glória a honra e o louvor, porque Ele é Senhor do tempo, do Universo inteiro, tudo a Ele pertence e existe, n'Ele, por Ele e para Ele. Como Único, Soberano e Eterno Senhor, ao entregar-se livremente ao Pai na Cruz, assumiu em Si, na sua realidade humana, todo o Universo e santificou todas as coisas, redimindo e restaurando toda a criação, entregando-a ao Pai, perfeita e sem mancha, selada pela salvação. Se perguntássemos, como pôde o Senhor Jesus santificar e entregar o Universo ao Pai, com a realidade da Cruz? Refletindo dizemos: O corpo de Jesus, como o corpo de qualquer ser humano é um microcosmo, isto é, cada ser humano, traz em sua realidade, tudo o que o Universo contem, no reino mineral, no reino vegetal e no reino animal.Cada ser humano traz em si os minerais, as proteínas, as vitaminas, os sais minerais, cálcio, ferro, iodo, etc. O reino vegetal com toda sua a realidade e as funções vegetativas, existem em cada ser humano, nascer, crescer, amadurecer, multiplicar-se e morrer. Bem como toda a realidade animal, nascer, crescer, amadurecer, multiplicar-se, locomover-se, sentir, morrer, etc., acrescentando-se ainda na realidade humana a faculdade racional.

O ser humano, como dominador da criação, pois assim o próprio Criador o determinou e falou: - "Crescei, multiplicai-vos, enchei a terra e DOMINAI-A" (Gen.1,28ss)Por isso Jesus ao oferecer-se na Cruz, ofereceu ao Pai toda a criação presente em seu corpo, um microcosmo. Santificando e purificando todas as coisas em seu sangue, salvando e restaurando.Vencendo até a própria morte com sua Ressurreição e Ascensão aos Céus, cheio de Glória, de Graça e de Verdade. Jesus é o Senhor e Rei dos reis. Como diz a Escritura " Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe deu o nome, que está acima de todos os nomes.

Para que ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho, no céu, na terra e nos infernos. É toda a língua confesse para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor (Filipenses 2,9-11)Ainda em outro lugar lemos: "Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres, que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Rm 10,9)Confessar que Jesus é o Senhor, isto só é possível pelo Espírito Santo (I Cor. 12,3)- Confessar, significa testemunhar, mostrar com a vida, com a as atitudes, com tudo o que somos. Para confessar Jesus, precisamos conhecê-lo, ama-lo, imitá-lo, servi-lo, vivê-lo pois ..."temos o pensamento de Cristo...."(I Cor. 2,16)Portanto, o confessar Jesus, não é simplesmente, pregar e falar de Jesus mas é viver Jesus, é ser Jesus.Aqui começa aquilo que já não é tão simples, porque implica em atitude de fé.É o recheio e estofo da fé, a vivência da própria fé, a prática, uma fé ativa e não ideológica.Conhecer Jesus, isto se faz gastando tempo na presença do Senhor, na oração pessoal, no dialogo com Ele, na leitura da Escritura, na Adoração de Jesus na Eucaristia, na contemplação, na visão de Jesus presente no próximo "Todas as vezes que fizestes isto a um deste meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes (Mt. 26,40)".

Olhar a Virgem Maria e com ela olhar Jesus. Receber Jesus das mãos da Mãe Imaculada aprender com ela a dizer sempre e somente Sim, faça-se tua vontade Jesus, mesmo que doa, estou aqui.Amar Jesus, é belo e terrível ao mesmo tempo, é entregar-se por inteiro.Se fazemos esta pergunta as pessoas: "Você ama Jesus?" Sempre nos respondem: "É claro, que amo Jesus". Nunca me parece tão simples amar Jesus. Porque ama-lo não é um ato da razão, sentimento ou emoção, mas ama-lo, significa envolver-se com Ele, confundir-se com Ele, em adesão a Ele, sem limites nem reservas, numa entrega total, cega, louca e apaixonada, até as volúpias de amor, no leito nupcial da Cruz, é a loucura da Cruz, (I Cor. 1,18.25 e 3,19) e plenitude de sabedoria.Com o doce esposo de nossas almas, exclamando como Paulo "Eu vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim (Galatas 2,20)".

Quando vivemos uma vida de adesão a Jesus, como seus discípulos, sempre prontos a aprender mais e mais, nunca querendo ser mestres, porque um só é o nosso Mestre, Cristo Jesus (Mt. 23,7-8) dizendo sempre sim, com o coração livre e confiante na ação do Espírito Santo que vive e age em nós.A partir de então, imita-lo "não vim para ser servido, mas para servir" (Mc. 10,45) "Sede antes servos uns dos outros (Galatas 5,13)Jesus se proclama Senhor - "Vos me chamais mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou (Jo. 13,13).

O Senhorio de Jesus na vida, no dia a dia é uma atitude, uma prática de vida.Ter Jesus como Senhor e saber-se amigo, do esposo, mais que servo, é possui-lo e ser possuído por Ele.É como queremos ser sacrários ambulantes, cheios de Jesus, é ser um lugar privilegiado do encontro com o Senhor Jesus e Rei.Coragem assume o Senhor em tua vida, responde a tua vocação Ele te chama.Ele é o Senhor, a Ele a glória e o louvor, o tempo e as nações. A Ele toda a minha e a tua vida, agora e para sempre.Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo tem piedade de mim pecador.


com minha benção.
Pe.Emílio Carlos+
Fonte:pemiliocarlos.blogspot.com

Nenhum comentário: