quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PODE FALTAR O RESTO TODO, MAS JAMAIS O AMOR.



«Não há trabalho melhor nem mais necessário que o Amor»

I Jo 4,11-18

As circunstâncias da comunidade de João fez com que o autor da carta insistisse profundamente no amor, e sobretudo no amor vivido entre os cristãos, entre aqueles que possuem uma mesma fé e uma mesma esperança.

A igreja católica vive de uma mesma fé e de uma mesma esperança, mas seria bem outra, bem mais reluzente, transparente, atraente, se todos os seus filhos começassem a se amar mutuamente.

Que alegria para um pastor de almas, ou um pároco, poder construir uma igreja viva no seu bairro com sua comunidade.

Que alegria para um pastor de almas neste ano poder transformar sua comunidade numa comunidade de amor, onde existe respeito, carinho, delicadeza e gestos concretos de apreço de um para com o outro.

Esta comunidade viveria a plenitude do amor e a plenitude da vida em Jesus Cristo, quando se chega à plenitude do amor na sua direção vertical a Deus e na sua dimensão horizontal aos outros membros da comunidade, mas falo de coisas concretas que devem manifestar-se a cada dia.

Este amor perfeito lança para fora o medo, de acordo com o texto, do amor, pois o temor supõe medo e castigo, ora quem está perfeito no amor a Deus e aos irmãos, lança para fora o temor, supera o nível do temor e o nível dos castigos.

Como que eu gostaria de trabalhar para que os católicos nos uníssemos, a começar na união, no vaso capilar da igreja católica, que é a paróquia de cada um de nós.

Como eu gostaria que os pastores de almas e os responsáveis por aquela porção do rebanho de Deus fossem atentos ao amor, a caridade, a bondade a delicadeza, ao perdão, quando necessário não faltassem naquela comunidade.

Pode faltar o resto todo, pode ser uma comunidade carente, pode ser uma comunidade pobre, pode ser uma comunidade onde falte outros tantos meios e até uma bela igreja. A melhor igreja que Ele construiu terá sido a igreja de pedras vivas, cada pedra unida intimamente a outra na caridade, no cimento do amor, a dar glória e a bendizer a Deus.


Com S. João da Cruz, aprendi que:

«Não há trabalho melhor nem mais necessário que o Amor» …

Poucas são as pessoas que ao lerem São João da Cruz, não deixam de se apaixonar pelas suas palavras de amor, pela sua vida de entrega e doação.

Tenho a certeza que as suas obras são momentos culminantes do pensamento universal, esmiuçando o tempo e o espaço num Tudo a quem devemos amar!

Aprendi com ele que N´Ele todas as coisas se encerram! Do que tenho lido e entendido, felizmente não estou sozinho nesta convicção, cada vez mais me interesso por entender São João da Cruz.

Não poderia ser de outra forma. Vejo neste homem, um homem que soube interessar-se por iniciativa própria pela essência da contemplação, um homem de Deus que soube colocar na sua vida a tónica do AMAR O AMOR nos caminhos da história!

«Fomos feitos para o amor», disse São João da Cruz.

Muitos homens e mulheres se deixaram e deixam enraizar por este amar, por este Amor.

A Santa Madre Teresa de Jesus descreveu-o como: «uma das almas mais puras que Deus tem em sua Igreja. Nosso Senhor lhe infundiu grandes riquezas da sabedoria celestial. Mesmo pequeno ele é grande aos olhos de Deus. Não há frade que não fale bem dele, porque tem sido sua vida uma grande penitência»…

Vejo ao analisar as suas obras que me custa muitíssimo ler, não é algo que consiga da primeira à última página… preciso de parar, meditar e rezar. São obras para ir lendo, discernindo.

Palavras que me fazem desligar a televisão, o rádio, o pc, as palavras e tranquilamente estar…

Difícil para os dias de hoje? O certo é que quanto mais o leio mais vontade tenho de voltar a ler e tentar compreender silenciando! Obras rodeadas do amor de Deus.

Deus, nas suas obras é digno de toda a honra e glória nele compreendemos a Sua essência.

Não desistamos de percorrer caminhos pautados pelo amor de Deus.

«Se o nosso coração nos acusar, tenhamos confiança. Deus é maior que os nossos corações e conhece todas as coisas» [1 Jo 3, 20].

Aprendamos com o apóstolo São João para que saibamos no entardecer da vida aprender com São João da Cruz…

«No entardecer da vida, seremos examinados pelo Amor».

Que consigamos sair de nós e partir à procura do Amado… Encontremos na simplicidade deste homem um caminho profundo.

Que esta Voz interior que o chamou para a Verdade, o fez lutar para se manter firme no caminho, nos ensine a AMAR todas as coisas, que seja esta a única razão do nosso viver... pois «fomos feitos para o amor»!

«Quem procura seguir a Cristo pobre, não precisa de jóias nem de ouro»
[São João da Cruz]

«Quando nada quis com amor de propriedade, tudo me foi dado, sem que o buscasse.»
[São João da Cruz]


Com minha pobre benção.
Pe. Emílio Carlos+

Nenhum comentário: