quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PAPA CRIA NOVA DIOCESE NO NORDESTE E NOMEIA DOIS NOVOS BISPOS.


Vaticano, 15 Dez. 10 / 01:37 pm (ACI).- O Serviço de Informação do Vaticano (VIS) anunciou, na manhã de hoje, 15, que o Papa Bento XVI criou a diocese de Camaçari, no estado da Bahia, e nomeou Dom João Carlos Petrini, até então Auxiliar da arquidiocese de Salvador (BA), como seu primeiro bispo. Além da nomeação de Dom Petrini para a recém-criada diocese, o Papa designou Dom Josafá Menezes da Silva, 51, também bispo auxiliar de Salvador, como bispo diocesano de Barreira (BA). Ele sucederá a Dom Ricardo Josef Weberberger, de 71 anos, falecido em agosto deste ano.

A diocese de Camaçari, que fica na região metropolitana de Salvador, terá uma população de 708 mil habitantes, sendo 481 mil católicos, em uma área de 2.382 km2. São nove municípios com 18 paróquias, 20 padres, 15 seminaristas, 47 irmãs e 8 congregações religiosas. A CNBB comunica que com a nova diocese sobe para 274 o número das circunscrições eclesiásticas no Brasil (41 arquidioceses; 213 dioceses; 3 eparquias; 13 prelazias; 1 exarcado; 1 ordinariado para fieis de Rito Oriental; 1 ordinariado militar e 1 administração apostólica pessoal).

Segundo a informação divulgada pela CNBB, Dom João Carlos Petrini nasceu em novembro de 1945, em Fermo (Itália) e cursou pós-graduação de ciência política na Universidade de Perugia. Como um membro do Movimento de Comunhão e Libertação foi enviado como missionário leigo para a arquidiocese de São Paulo. No Brasil, cursou Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Após sua ordenação, ele se formou em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1975 e designado "fidei donum" da arquidiocese de São Paulo e, desde 1988. Em 2005 foi nomeado bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, recebendo a ordenação episcopal em março do mesmo ano. Atualmente Dom Petrini é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

O novo bispo de Barreira, Dom Josafá Menezes da Silva nasceu em de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida (BA). Após os estudos primários e secundários na sua cidade natal, como um estudante no Seminário da Bahia, obteve seu bacharelado em filosofia pela Universidade Católica de Salvador, em 1983 e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1987. Ademais, Dom Menezes da Silva é doutor em Antropologia Teológica pela Pontifícia Universidade Lateranense.

Ele foi ordenado sacerdote 14 de maio de 1989, incardinando-se no clero da arquidiocese de São Salvador da Bahia. Foi coordenador da Comissão Teológica da Arquidiocese de Salvador e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Salvador. Em janeiro de 2005 foi nomeado bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, e recebeu a ordenação episcopal em 10 de março do mesmo ano.

A diocese de Barreiras possui uma área de 72,675Km2, com uma população de 345,000 habitantes dos quais 292,000 são católicos. Para o governo da diocese Dom Menezes terá a ajuda de 15 sacerdotes, 10 diáconos permanentes e 33 religiosos.

Nenhum comentário: