quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

LITURGIA DIÁRIA - JESUS FALA SOBRE JOÃO




Primeira leitura (Isaías 54,1-10)

Leitura da Livro do Profeta Isaías.

1Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz; os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor. 2Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança. 3Farás expansão para um lado e para outro e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas. 4Não tenhas medo, pois não sofrerás afronta alguma; nem te perturbes, pois não tens de que te envergonhar; esquecerás a vergonha sofrida na juventude e não te recordarás mais da humilhação da viuvez. 5Teu esposo é aquele que te criou, seu nome é Senhor dos exércitos; teu redentor, o Santo de Israel, chama-se Deus de toda a terra. 6O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus. 7Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixão volto a acolher-te. 8Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu Salvador, o Senhor. 9Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças. 10Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor.

Salmo (Salmos 29)

— Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!
— Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!
— Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.
— Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

Evangelho (Lucas 7,24-30)
3ª Semana do Advento

24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.

Jesus dá, diante das multidões, um incontestável testemunho da autenticidade de João Batista. No rio Jordão, Jesus se fizera discípulo de João, recebendo e assumindo seu batismo, e os primeiros discípulos do próprio Jesus foram escolhidos dentre os discípulos de João Batista. Jesus revela, nesta passagem quem é João Batista para a multidão que o acompanhava. E isso acontece após a saída dos discípulos do próprio João, que a mando dele, foram conferir se Jesus era mesmo o Messias, o enviado de Deus.

Jesus se desmancha em elogios a João Batista. Diz que João é mais que um profeta, que ele é o mensageiro citado no Antigo Testamento, o qual veio para anunciar o Filho de Deus. Diz também que João é um grande homem, mas que o menor do Reino dos Céus é maior que ele. E muitas pessoas reconheceram e foram se batizar com João, mas outras rejeitaram João e “tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.

O que essa mensagem quer nos dizer hoje? Primeiro, o que tornou João Batista especial foi a missão que ele recebeu, abraçou e cumpriu até as últimas conseqüências. Hoje essa missão também é confiada a cada um de nós: anunciar a todas as pessoas que Jesus já veio, subiu aos céus, mas está voltando, e, portanto, devemos nos preparar!

Uma vez que aceitamos essa missão, devemos nos preparar para sermos aceitos por uns e rejeitados por outros. Mas não devemos, nunca, rejeitar ninguém. Se Jesus não rejeitou, quem somos nós para dizer “não” a alguém que nos procura? Mas para os que não se sentem preparados para assumir a missão de João Batista, a orientação é para que procurem se aproximar dos “Joões Batistas” do seu bairro, da sua cidade, da sua família. E como reconhecê-los? Pelas suas ações, pelo seu modo de agir, e não apenas pelas suas palavras. Abra bem os olhos! E por último, se você se sentir importante por estar cumprindo essa missão, lembre-se que o menor do Reino dos Céus é muito maior que você. Em outras palavras, Jesus está preparando algo muito bom para todos nós lá no Céu.

Pe bantu

Nenhum comentário: