quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ADVENTO ÉPOCA DE FÉ


Acreditar em Fatos

Toda a época de Advento é uma época de fé. Maria, José, e os outros tinham colocado sua fé nos fatos que Deus lhes tinha dito, não em seus sentimentos emocionais. Se ela tivesse confiado apenas em suas emoções Maria poderia terminar por dizer: "Isso não pode estar certo. Deus jamais me pediria para fazer algo tão difícil." E José poderia ter dito: "Tenho o direito de casar com uma virgem. Deus não poderia estar me dizendo para tomar Maria como minha esposa. Como poderei basear meu futuro em um sonho?"

A mente de Maria a perturbava. Ela estava confusa. Mesmo assim, quando chegou o momento de tomar uma decisão Maria disse "sim". Ela colocou sua confiança nas palavras de Gabriel, mes­mo que não soubesse todos os detalhes. A mente de José também o perturbava. Imagine-o agitado e virando-se de um lado para outro durante toda a noite a medida em que lutava com seus sonhos. Entretanto, no final, ele colocou toda a sua confiança em Deus.

A mente é algo traiçoeiro. Ela pode racionalizar qualquer coisa. Pode vagar sobre todos os lugares e encontrar maneiras de justificar qualquer que sejam as emoções que estejam nos controlando no momento. Por isso é que temos que confiar nas verdades de nossa fé, não em nossos sentimentos, os quais vão e vem.
A Carta aos Hebreus nos diz que "Fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se veem." (Hebreus 11,1). Pelo poder e pela graça de Deus podemos sentir a presença de Deus. Mas essa graça não nos força a acreditar no que nos foi revelado. Por isso nossa vontade nossa decisão em colocar nossa fé nos fatos é tão critica para nossa fundação. Nossa vontade vê o bem que Deus está nos revelando pela graça e incita nosso intelecto a aceitar que Deus é bom e verdadeiro.

São Tomás de Aquino confirma isso quando diz que a fé nos mostra o que acontece se escolhemos Deus: "Nossa fé nos permite ver a infinita bondade de Deus, purifica nosso coração e nos diz que a separação de Deus é o maior mal que podemos sofrer."

Época de Fé

A época do Advento é um momento durante o qual podemos pedir a Deus para aumentar nossa fé. E um momento de colocar de lado nossas dúvidas e proclamar a nós mesmos que Jesus veio ao mundo para nos resgatar do pecado. É um momento para nos lembrarmos que ele ressuscitou da morte e virá outra vez para nos levar com ele para sempre. É um momento para confiar que Deus nos ama muito. E um momento de dizer: "Senhor, eu acredito em vós e me deslumbro com vosso amor. Ajudai minha descrença."
Portanto, vamos todos prometer ao Senhor que dedicaremos um tempo especial para orar sobre as passagens do Natal no Evangelho de Lucas. Examinemos através das chaves que estão ali para tentar encontrar algumas chaves para aumentar ainda mais nossa fé. Não olhemos despreocupadamente essa história épica, mas mergulhemos nela e vejamos o que descobrimos. Peçamos também a Deus pela graça de conduzir todas as pessoas e todas as famílias mais perto de seu coração ao celebrarmos o nascimento de nossa Salvador neste Natal.


Fonte:encontrocomcristo.com.br

Nenhum comentário: